Aprenda a criar seu próprio servidor na web [Tutorial]

Como criar seu próprio Servidor de Arquivos na web, e com Domínio host gratutito!.


 Olá fieis leitores, hoje eu venho aqui compartilhar mais um pouco de experiência e ensinar a você como criar um servidor de armazenamento "http" que pode ser acessado através da internet como um servidor profissional tipo o Google Docs, usando apenas aqueles computadores velhos que sempre fica jogado no canto de nossas casas.

Você tem ideá de quantos custa um servidor desta foto ao lado? em média uns R$ 2.000.00, isto mesmo!. então para que comprar um deste se você pode ter a mesma tecnologia em um pc velho?. então vamos aprender mais com funciona e como fazer!

Pós é galera!, recentemente cansado de carregar Pen Drive e HD externo por toda a parte, eu resolvi comprar um servidor para que eu pudesse ter acesso rápido e de qualquer lugar dos meus aquivos que ficaria hospedado neste "meu tal servidor", porém com uma rápida pesquisa em site como Mercado Livre descobrir que o preço destes aparelhos eram acima de R$ 1.900.00 incrivelmente caros!, "na hora eu pensei alto! -hahaha  Pen pen & Sá Sata não chorem crianças papai não vai abandona-os! tá?!"

Então eu pensei pesquisar alguns programas que pudesse compartilhar meus arquivos tipo o aries mas que somente eu tivesse o acesso!,


Descoberta!

Pesquisando como eram os servidores da Google eu vi que eram todos feitos pelos próprios funcionários, e aparentemente os hardwarers são de um (PC comum), isso mesmo!, todos os dado que Pesquisamos no Google, quando entramos no Orkut quando subimos fotos para o Google+ passam e são armazenados nestes servidores da foto abaixo!



Então imaginei que também seria possível que eu pudesse fazer o mesmo um um pc comum "Bem comum".

Então olhei para um PC velho que de tão velho o que erá Branco se tornou amarelo!

(Configuração! HD IDE 40GB 256 de memória RAM e processador de 800 MHz) 
Foi quando eu descobrir dois brilhantes programas que juntos eram como "Batman e Robin",

"HFS HTTP File Server e NO-IP"

A dupla infalível me surpreendeu !. eu não encontrei estes 2 programas juntos e sim entendi o benefício deste dois programas, e pensei como eles seriam agindo como uma dupla sertaneja!, não deu outra o sucesso erá inevitável!. diferente de Michel Teló & Luan santana!, esta dupla não vai fazer sucesso só no verão!... ele é uma mão na roda! para ser usado durante anos!.

Benefícios


Vou lista os Benefícios!

1° os 2 Programas são Gratuito

2° você pode ter um domínio DNS gratis como este meu do tipo ( servidorsny.zapto.org )

3° Os arquivos são acessíveis de qualquer lugar, como um servidor mesmo. pode até usar este servidor para hospedar imagens, Banners, musicas, templates e etc, para que possá montar sua Pagina eu Blog através do seu proprio servidor! como algumas imagens do meu blog!

4° gerenciamento total! você escolhe quem pode entrar, o que pode ver ou baixar ou deletar,
quem pode subir arquivos pro seu servidor, Banimento imediato!

5° pode ser desligado!, sem necessidades de ficar 24h ligado, e quando ligar novamente você não perde suas Configurações

6° o IP é redirecionado sempre para o seu domino a cada vez que você se conecta! mesmo que sua operadora de internet troca o seu IP a cada conexão!

7° o servidor é seu ninguém irá mandar nele ou pagar seus arquivos como na triste novela do MEGA UPLOAD

8° O HD pode ser programado para desligar sozinho quando ninguém estiver acessando o servidor, proporcionando economia de energia em no minimo 40%


9° você pode emular o que aprece na tela dele pelo VMware player sem precisar Usar uma Tela e se precisar você só ira para conectar na internet

e muito mais.


Contras



O único contras que posso listar aqui é que o servidor não é gerenciável remotamente!


Tutorial



Então Vamos agora montar nosso servidor!

VAMOS AOS INGREDIENTES!

1 COMPUTADOR VELHO! ou novo se você preferir!

1 Internet com velocidades acima de 1MB é o suficiente!

1 UM HD de 20GB já dá para dizer que é um servidor!

2 ótimos programas!

1° você deve baixar os programas com "SKIN" e tradução feita por mim MESMO!, direto do meu servidor que eu criei e editei.. assim você aproveita e Também pode ver como será seu servidor

acessá ai!... o meu endereço HOST do meu servidor é http://servidorsny.zapto.org/ 
OBS: servidor Host não pode digitar o www no início!

Aqui o Link para baixar estes arquivos do meu servidor! 
Clique no Botão Baixar




Pondo a mão na massa!


Baixado os Arquivos!

::::::::Extraia o Arquivo, e dentro da pasta tem um arquivo de Texto com as Instruções::::::

Agora você vai Instalar o No-IP, Com ele instalado você vai ter que criar uma conta!
é tudo gratuito!

Com a conta criada e logada você poderá registrar o seu host! dominio DNS gratis EX: seuservidor.zapto.org ou meuservidor.servegame.com entre outros


Em hostname "Nome do host" você poderá escolher o seu domínio host!

Instale o NO-IP execute o e Faça o Login vai aparecer o seu host

feito isto você precisará executar o HFS HTTP File Server (Servidor HTTP) ele não é instalável

para que tudo ocorra bem você terá que fazer o segunte!

com o programa aberto vá em STAR/EXIT marque Run HFS when windows start 

Isto você deve fazer com o NO-IP também para iniciar sozinho
Para o programa rodar quando o windows iniciar, é bom que você tenha ao menos uma noção de inglês

para por o Dominio que você registrou no Site do NO-IP você deve ir no HFS com o NO-IP também já em execução!

Menu> Dynamic DNS update> No-IP wizard> Fazer o LOGIN e por o dominio que você registrou!, espere um pouco até aque na linha de LOG apareça
EX:  Server start
15/4/2012 14:00:42 New external address: 177.146.110.143 via www.melauto.it
15/4/2012 14:00:46 DNS update requested for 187.89.101.117: successful

Pronto seu servidor já está no ar! você pode até conferir digitando o Dominio host que você criou sem o WWW.

caso você não consiga ver!, olhe direito a suas configuração pode ser que as portas do seu router esteja fechada!m se tive pesquise no google como abrir!

Agora vamos por a tradução que eu fiz

Dentro da pasta que você extraiu tem outra pasta chamada Tradução 
e dentro dela tem um arquivo Chamado:  Live-3.0.1
com o programa do servidor aberto de 2x clique sobre este arquivo
e Istale-o...

 Clique em Meunu->salvar e pronto! JÁ ESTA TUDO DIREITINHO!

Agora você já tem seu servidor pronto!, não esqueça de proteger os seu dados clicando com o direito em cima das pastas indo em Proprerties, e add quem tem permissão para acessar, fazer update, dowloander, apagar os arquivos!

Outra Hora vou updar mais temas, eu sou a unica pessoa a projetar tema para este programa!, os temas de TEMPLATE de blog e sites não funciona!

Por enquanto é isto!, no próximo tutorial vou ensinar como criar o servidor NAS, que é basicamente o mesmo que este!, porem mais usado em empresas, mais prefiro este! bem mais prático!

Qualquer Duvida deixe no campo comentários!
Compartilhe nossos post para ajudar ficarmos online!, isso é o minimo que pedimos em troca!!




0 comentários:

Postar um comentário

Comente com responsábilidade,evite palavras vulgares, e revê seus comentários.

Procurando o que fazer na internet? Acesse o Minilua!